O Livro dos AA-0

Editora: Culturgest; Autores: Pedro Diniz Reis; Design: Atelier Carvalho Bernau

O Livro dos AA

Trabalhar com sinais linguísticos é uma das linhas de orientação do trabalho de Pedro Diniz Reis, assumindo a forma de letras escritas ou faladas, sons e palavras, criando ritmos e composições. Este é um trabalho que agrada aos designers gráficos, visto partilharem o mesmo vocabulário de elementos e utilizarem uma sintaxe semelhante.
O artista propôs um trabalho que mostra as entradas de um dicionário completo de português, mas imprimindo apenas a letra ”a” na posição em que ocorre em cada palavra, deixando o resto do alfabeto invisível. Desse processo surge um ritmo visual intrigante e sugestivo que se modifica em cada uma das mais de 400 páginas do livro. 
A ideia do artista era, naturalmente, que O Livro dos AA representasse uma enciclopédia inteira em 26 volumes, cada um correspondendo a um dicionário completo mas mostrando apenas uma letra. Após a edição deste volume, o Atelier Carvalho Bernau conseguiu concretizar a visão de Pedro Diniz Reis e produzir a enciclopédia completa, de AA a ZZ, no formato de edição de artista através de uma combinação de design auto-generativo, impressão digital e encadernação manual.

Autores: Pedro Diniz Reis
Editora: Culturgest
Design: Atelier Carvalho Bernau

Gráfica: Impressão: Hooiberg Haasbeek, Mappel (Holanda); Encadernação: Boekbinderij Van Waarden, Zaandam (Holanda)
Tiragem: 500
ISBN: 978-972-769-084-8